O Campus

Campus de Brumado

No dia 22 de maio de 2009, foi instalado o primeiro Núcleo Avançado do Campus de Vitória da Conquista, na cidade de Brumado – Bahia, com o propósito de ofertar os Cursos Técnicos de Nível Médio em Informática, Edificações e Mineração. A oferta destes cursos foi definida após a realização de Audiências Públicas na Câmara Municipal de Brumado, mediante registro em Ata, também por meio de pesquisa direcionada a conhecer as necessidades do mercado regional e a vocação local.

A oferta destes três cursos representou um aumento significativo de oportunidades para os estudantes brumadenses, que não precisaram mais se deslocar para outros municípios em busca de ensino técnico-tecnológico de boa qualidade e gratuito.

A Aula Inaugural do Núcleo Avançado do IFBA na cidade de Brumado ocorreu no dia 22 de maio de 2009, contando com a presença da Magnífica Reitora do IFBA, Professora Aurina Oliveira Santana, do Diretor Geral do campus de Vitória da Conquista, Professor Dr. Paulo Marinho de Oliveira, do Diretor do Núcleo Avançado, Leonardo Barreto Campos e do então Prefeito de Brumado, o Engenheiro Civil Eduardo Lima Vasconcelos. Neste momento foi celebrado um convênio entre o IFBA e o município de Brumado, com fins a:

I. Ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

II. Desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;

III. Promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

IV. Orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do IFBA;

V. Constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica;

VI. Qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

VII. Desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;

VIII. Realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico;

IX. Promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente aquelas voltadas à preservação do meio ambiente.

Em 30 de outubro de 2011 o advogado e prof. Acimarney C. S. Freitas assumiu a direção do Núcleo e deu seguimento as atividades. Aprovou no Conselho Superior do IFBA o Curso Técnico em Mineração, antiga demanda da cidade. Tendo empossado os primeiros professores concursados do Núcleo Avançado em 2012, a Direção Geral mobilizou todos os esforços para a transformação do Núcleo Avançado em Campus Brumado antes mesmo de concluídas as obras da nova sede.

Este esforço foi recompensado com a publicação no Diário Oficial da União do dia 08 de outubro de 2013, da Portaria nº 993 de 07 de outubro de 2013, onde o Ministro de Estado da Educação autorizou o funcionamento do Campus Brumado.

No dia 06 de abril de 2014 foi realizado o primeiro concurso público para os cargos de técnico-administrativos em educação para o Campus Brumado, com 22 vagas em várias áreas.