O NAPNE

O NAPNE – Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas tem realizado vários trabalhos durante o ano letivo 2015 e 2016, contribuindo assim para o melhor desenvolvimento e aprendizado da comunidade IFBA Campus Brumado.

Além de tradução e interpretação, são realizados pelo setor cursos de capacitação para servidores e comunidade. Ciclo de palestras durante a Jornada Pedagógica com o tema "Inclusão Escolar: Um Desafio Entre o Real e o Ideal", afim de ajudar os professores a compreenderem a importância da inclusão e o papel que ela tem hoje no ambiente escolar. O setor de Tradução e Interpretação faz parte do Grupo de trabalho de Inclusão do IFBA, representando o Campus Brumado e ajudando na construção de um documento que venha melhorar o acesso do aluno com necessidades específicas dentro do ambiente escolar, atendendo assim as exigências da LBI 13.146/2015 e seguindo a Resolução de n°9 de 28 de março de 2016 aprovada pelo CONSUP. Atualmente o NAPNE atende uma aluna surda, uma com deficiência auditiva e uma aluna com baixa visão.

Atividades desenvolvidas pelo setor NAPNE – Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas:

- Acolhimento do aluno Surdo;

- Tradução e Interpretação das aulas;

- Curso de capacitação em Libras para Servidor;

- Curso de capacitação em Libras para Comunidade Brumadense e região;

- Participação do Grupo de Trabalho sobre Inclusão;

- Ciclo de palestras para a comunidade docente com tema sobre inclusão;

- Participação do Projeto para criação de sinais dos cursos Técnicos do IFBA;

- Curso para a comunidade de Diversidade e Inclusão;

- I Seminário de Educação Inclusiva do IFBA Câmpus Brumado (2016);

- Curso FIC Avançado em Libras Comunidade interna, externa e região.

Documento Normativo da Política de Assistência Estudantil

Resolução 09-2016 Acessibilidade Pedagógica