Brasil - País rico é país sem pobreza

Plano do Curso Técnico em Edificações - Subsequente


Projeto Curso Edificações Aprovado Pelo Consup - Completo com Resolução 

Grade Curricular Edificações Campus Brumado - Subsequente 

 

 


          Para quem já terminou o Ensino Médio e quer se profissionalizar. Os cursos subsequentes têm duração de 02 (dois) anos.

 

 

EDIFICAÇÕES


  Coordenador: Viviane Nascimento

  E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 OBJETIVO GERAL


      Formar técnicos de nível médio para atuar no gerenciamento de obras, utilizando métodos, técnicas e procedimentos que garantam a qualidade e a produtividade da construção predial, sem perder de vista a segurança dos trabalhadores.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


            Como objetivos específicos, pretende-se formar técnicos de nível médio capazes de fazer desenho assistido por computador ou por ferramentas de desenho, interpretar projetos de construção predial, gerenciar canteiro de obra, executar obras de edificações, atuar na manutenção predial, restaurar obras e aplicar as normas de segurança do trabalho na área da construção predial.

 

 

Perfil Profissional dO EGRESSO


O profissional, ao concluir o curso, deverá possuir um conjunto de competências que compreende ações de planejamento, projeto, acompanhamento e orientação técnica à execução, restauração e à manutenção de edifícios, abrangendo a utilização de técnicas e processos construtivos em escritórios, execução de obras e prestação de serviços.

              O técnico de edificações atua no levantamento de informações cadastrais, técnicas e de custos, que irão subsidiar a elaboração do projeto ou compor o seu estudo de viabilidade. Acompanha o desenvolvimento dos projetos arquitetônicos e de instalações. Elabora orçamentos, processos licitatórios e licenciamento de obras.

              O egresso do curso desempenha atividades na implantação e gerenciamento do canteiro de obras, fazendo a locação da obra, executando instalações provisórias, assegurando o fluxo de insumos para o andamento da obra, contratando trabalhadores, desenvolvendo treinamentos, fiscalizando a execução dos serviços, implantando programas de qualidade e apropriando custos. Atua ainda, nas restaurações arquitetônicas e estruturais, reforço de estruturas e reformas em geral.

 

       


         Ao final de sua formação, o profissional técnico de nível médio em edificações  deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:

 

          • Conhecer e utilizar as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e à preparação para o trabalho, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

                    • Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias de solução e articulando os conhecimentos das várias ciências e outros campos do saber;

                    • Usar corretamente instrumentos, máquinas e materiais, tanto em escritórios quanto em canteiros de obras;

                    • Aplicar as normas técnicas, métodos, técnicas e procedimentos estabelecidos, visando à qualidade e produtividade dos processos construtivos e de segurança dos trabalhadores;

                    • Elaborar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações hidráulicas e elétricas para edificações, nos termos e limites regulamentares;

               • Supervisionar a execução de projetos, coordenando equipes de trabalho;

                    • Elaborar cronogramas e orçamentos, orientando, acompanhando e controlando as etapas da construção;

                    • Controlar a qualidade dos materiais, de acordo com as normas técnicas;

                    • Executar levantamentos topográficos, locações de obras e demarcações de terrenos;

                    • Realizar ensaios tecnológicos de laboratório e de campo;

                    • Ter iniciativa e exercer liderança;

                   • Aplicar normas técnicas de saúde e segurança do trabalho e de controle de qualidade nos processos construtivos;

                  • Aplicar medidas de controle e proteção ambiental para os impactos gerados pelas atividades construtivas.

 

           


          O técnico em edificações poderá atuar em escritórios de arquitetura, escritórios de engenharia, empresas públicas e privadas do setor de construção civil.

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Brumado